Blog

Quem deve matizar os cabelos? Descubra se você precisa aderir esse hábito

Quer saber quem deve matizar os cabelos e quando? Esse é um procedimento super comum quando falamos na coloração de diversos tons, mas ele não é recomendado para todo mundo.

Feito no salão ou em casa, a matização precisa de cuidados especiais, para não manchar os fios. Por isso, é preciso muita cautela e saber como o processo deve ser feito, assim não há perigo de ocorrer nenhum tipo de efeito indesejado.

Conheça mais e saiba quem deve matizar os cabelos.

O que é a matização nos cabelos?

Antes de saber quem deve matizar os cabelos, é necessário conhecer mais sobre o processo de matização. Muito comum para as loiras, o objetivo desse procedimento é corrigir e igualar o tom dos fios. Porém, hoje em dia, a matização pode ser realizada também em cabelos vermelhos, ruivos e até mesmo nos fios pretos.

Todas as cores de cabelo sofrem com a ação do tempo e, principalmente, ações externas, como secador, chapinha e até mesmo a poluição. Isso faz com que a cor do cabelo fique oxidada, degradada e feia, e é aí que a matização entra, pois ela consegue corrigir essa tonalidade e devolver o brilho e a saúde aos fios.

Para que serve a matização nos cabelos?

A matização é recomendada para aquelas pessoas que querem corrigir ou igualar o tom do cabelo, mas também é recomendada para quem busca manter a cor por mais tempo, ou ainda para aquelas que não conseguiram chegar no tom desejado logo na primeira descoloração.

Esse é um artifício muito usado por quem deseja fios loiros, já que a matização pode ser realizada para remover o tom amarelado do cabelo, o que deixa o tom de loiro impecável.

Mas também é uma maneira de conseguir um tom mais claro do loiro, sem necessariamente realizar mais de uma descoloração, principalmente nos fios escuros.

Além disso, ao matizar o cabelo, você também garante alguns outros benefícios.

Adeus oxidação

O desgaste da cor acontece por diversos motivos e a matização é ótima para renovar os tons sem passar por um novo tingimento, principalmente quando falamos em cabelos loiros ou acobreados, pois a oxidação ocorre de forma mais rápida e aparece com mais intensidade.

Por isso, ao apostar na matização, você consegue reviver essa cor e manter os fios bonitos.

Aumenta a durabilidade da cor

Sempre que os fios estiverem desbotados ou amarelados, no caso dos loiros, a matização é uma excelente maneira de dar um up nos tons sem precisar apostar na coloração. Dessa forma, você consegue deixar o cabelo com aquela cara de recém retocado por muito mais tempo.

Cabelos naturais

Mesmo que você não tenha fios tingidos, você pode realizar a matização para reviver a cor deles sem precisar de uma coloração. Os fios ficam bem mais brilhosos e com a cor super viva.

Ajuda na hidratação

A matização não é apenas sobre cor, ela também é composta por ativos com a capacidade de tratar e reparar a saúde dos fios. Por isso, deve ser incluída na rotina de cuidados com os fios.

Qual é a diferença entre coloração e matização?

Apesar de muitas vezes serem apresentados como a mesma coisa, ambos os procedimentos são bem diferentes não só no objetivo, como também na indicação de quem deve fazer. Conheça mais sobre a coloração e a matização.

Coloração

A coloração, como o próprio nome já indica, tem o objetivo de colorir os fios de maneira permanente. O produto consegue penetrar na fibra, modificar a estrutura capilar e alterar a coloração dos fios.

A coloração é indicada para aquelas pessoas que desejam mudar completamente o visual. É possível clarear e escurecer a cor natural do cabelo, e é feita com uma mistura de água-oxigenada e coloração. Por isso, pode danificar os fios e exigir cuidados para a recuperação.

Por se tratar de um procedimento químico que altera a estrutura dos fios, pode não ser compatível com alguns outros tipos de química.

Matização

A matização realiza uma manutenção da cor, sem química, por isso, não danifica os fios e pigmenta de maneira superficial.

Ela pode ser realizada até mesmo por quem tem outros procedimentos químicos no cabelo, sem oferecer riscos ou danos à estrutura dos fios.

É recomendado para quem quer devolver a cor aos fios e tratá-los ao mesmo tempo. Por depositar o pigmento de maneira extremamente superficial, a durabilidade é mais baixa que um tonalizante ou coloração, por exemplo. Além disso, ela não altera a cor dos fios de maneira radical, apenas reacende o tom que eles possuem.

Como matizar os cabelos?

Agora que você já sabe quem deve matizar os cabelos, está na hora de saber como realizar esse processo.  Apesar de também existirem misturas caseiras para matizar os fios, é recomendado utilizar produtos já desenvolvidos para essa finalidade, como a nossa linha matizadora hidratante.

Principalmente para as loiras, esse é um cuidado fundamental para manter o tom do loiro brilhante e o temido amarelado bem longe dos seus fios.

Sempre leia na embalagem o tempo de ação e as recomendações do fabricante, além disso, respeite o tempo de pausa, para evitar que os fios fiquem chumbados ou arroxeados.

 

Outro detalhe importante para evitar que os fios fiquem manchados, é aplicar o matizador de maneira uniforme e se atentar ao enxágue total.

Nosso matizador hidratante Laevia é indicado tanto para cabelos loiros, quanto para cabelos descoloridos, e até mesmo para grisalhos. Por conter açaí em sua composição, que tem poder antioxidante, essa linha consegue manter os fios brilhosos e aumentar a durabilidade da sua cor. 

Para conhecer mais, acesse o nosso portfólio de produtos!

Quando se deve matizar os cabelos?

Normalmente, a matização é utilizada entre as colorações. Dessa forma, você consegue espaçar mais os processos químicos, além de recuperar a saúde dos fios entre eles, preparando para o próximo retoque da coloração.

Porém, você pode matizar os fios sempre que sentir alteração na tonalidade dos fios e sentir que precisa dar uma renovada na cor. Como a matização não causa danos, você tem mais liberdade para fazer o procedimento sempre que observar que é necessário.

Como a matização não causa danos e ainda se trata, você pode fazer o procedimento sempre que achar necessário.

 

A depender da cor do cabelo, essa matização pode ocorrer a cada 15 dias ou até mesmo semanalmente, como é o caso dos fios loiros, principalmente os tons de loiros mais claros, como é o caso dos platinados.

Enfim, quem deve matizar os cabelos são todas as pessoas que desejam tratar e valorizar a cor de seus fios. É um procedimento que deve ser colocado na rotina de todos que se preocupam com a saúde dos fios, sejam eles naturais ou tingidos.

Para te auxiliar na missão de manter a cor do seu cabelo sempre em dia, acesse o nosso portfólio de produtos e escolha a opção perfeita para o seu cabelo.