Blog

Queda ou quebra de cabelo? Saiba como notar a diferença

É normal perceber fios caindo ao longo da vida, afinal de contas, um fio aqui e outro ali não vai fazer uma diferença assim tão grande, não é? O problema é quando se percebe isso acontecendo em excesso.  

 

Nesse caso, o problema pode ser a queda ou quebra de cabelo, dois eventos que são muitas vezes confundidos pela maioria das pessoas. Por isso, resolvemos explicar, detalhadamente, a diferença entre eles e te mostrar como evitar que aconteçam.

 

Vamos lá?

Como saber se o seu problema é quebra ou queda?

O primeiro passo é sempre a informação, então, saber que os dois acontecimentos não são a mesma coisa já é metade do caminho percorrido. 

 

Além disso, encontrar a diferença entre eles é fácil: se o fio parece fragilizado e elástico, até com tamanho diferente dos demais, aconteceu a quebra capilar. Agora, se é possível identificar um pontinho branco em uma das extremidades e o tamanho for o mesmo de sempre, o cabelo se desprendeu do couro cabeludo, ou seja, aconteceu a queda capilar.

O que é a quebra capilar?

A quebra capilar acontece em decorrência de algum tipo de agressão que os cabelos sofreram e que ocasionou o rompimento dos fios, ou seja, excesso de química, uso em excesso do secador e da chapinha,presilhas ou de elásticos muito apertados.

 

Tudo isso torna o cabelo frágil, fazendo com que os fios se rompam ao longo da fibra capilar.

O que é a queda capilar?

A queda capilar é um processo natural e faz parte do ciclo de vida do cabelo. O ponto de atenção é observar se a perda capilar está ocorrendo de forma contínua e excessiva. 

 

Quando isso acontece, as causas podem ser as mais variadas: fatores genéticos, hormonais, disfunções da tireoide, deficiência de nutrientes, estresse, entre outros fatores. De qualquer forma, é indicado sempre procurar um especialista para auxiliar na resolução do problema.

 

E para manter a saúde e vitalidade do couro cabeludo, nossa indicação é a linha Terapia Capilar. Ela é rica em extratos vegetais que purificam e auxiliam no combate à queda, oleosidade e outras disfunções do couro cabeludo.

Como fazer para o cabelo não quebrar ou não cair?

Ambos os problemas de perda de cabelo precisam de cuidados específicos, mas algo que vale para os dois casos, é cuidar da saúde dos fios e assim combater a queda e também a quebra.

Cuidados contra a quebra

  • Evite pentear o cabelo com força ou com pressa.
  • Não passe muito tempo com penteados ou acessórios muito apertados.
  • Não use o secador e a chapinha muito quentes, ou de maneira excessiva;
  • Diminua a quantidade e a frequência de processos químicos;
  • Use produtos que ajudam a repor as proteínas.

Cuidados contra a queda

 

Como cuidar da saúde dos fios?

Nós dissemos que cuidar da saúde dos fios pode ajudar a prevenir tanto a queda quanto a queda de cabelo? Mas fazer isso na prática?

 

Na prática, cuidar da saúde dos seus fios pode ser um pouco mais complicado do que parece, já que cada caso precisa ser tratado de maneira única e específica. Para isso, além de seguir os cuidados que citamos há pouco, é indicado que se procure um profissional.

 

Os profissionais que podem te ajudar nisso são endocrinologistas, que vão ajudar a identificar se a causa da queda é de origem hormonal, e os dermatologistas – preferencialmente especialistas em saúde capilar, os tricologistas.

 

Além disso, estabelecer um [cronograma capilar] vai ajudar a cuidar do seu cabelo do jeito certo: com a quantidade certa de processos de hidratação, nutrição e também reconstrução caso seja necessário.

 

Gostou das dicas? Então deixe de sofrer com a queda e a quebra de cabelo. Siga todas elas e cuide do seu cabelo como ele merece com a ajuda da Laevia.

 

Acompanhe o nosso Instagram e fique de olho aqui no Blog para saber tudo sobre os nossos produtos.

 

Até mais!