Blog

PRÉ POO – O QUE É, E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Você sente os cabelos ressecados logo após a lavagem? A culpa pode ser do seu shampoo! Mas calma, ele não virou um vilão da noite para o dia e continua sendo importante para a sua rotina capilar. O problema é que muitas vezes ele pode tirar mais do que deve e do que o seu cabelo precisa.

 

Por isso é que foi desenvolvida a técnica de pré poo, que protege os fios antes da lavagem e ajuda a manter os seus cabelos saudáveis.


Quer entender melhor? Então continue lendo!

O que é pré poo?

O termo vem do inglês e significa “pré shampoo”, e  basicamente consiste em proteger os seus fios da limpeza excessiva do shampoo, como dissemos logo ali em cima. Para isso, a técnica manda aplicar um produto de hidratação ou nutrição alguns minutos antes do banho, como uma pré lavagem.

 

O produto em questão pode ser da sua escolha, condicionador, máscara de hidratação ou óleos essenciais próprios para cuidados com o cabelo. Assim você consegue tanto ajudar a hidratar, quanto proteger e repor nutrientes necessários que acabam deixando os fios, devido a ação limpante e detergente do seu shampoo.

Quem pode fazer pré poo?

Literalmente todo mundo, ele vai ser benéfico para todos os tipos de cabelo independente do tamanho, curvatura ou tipo dos fios. No entanto, a técnica é principalmente indicada para quem tem química nas madeixas, predisposição para cabelos secos – como as cacheadas e crespas – ou quem faz uso excessivo da chapinha, secador ou babyliss.

 

O que vai mudar de um caso para outro é a quantidade de vezes em que o pre poo vai ser aplicado. Isso porque além de tudo, ele também impede o shampoo de retirar a oleosidade presente nos fios, e para quem tem cabelos muito oleosos isso não é interessante, não é?

 

Sendo assim, é indicado fazer o teste. Comece fazendo uma vez por semana e observando o resultado, e depois vá adaptando conforme as necessidades do seu cabelo em  específico. Também é interessante falar com seu cabeleireiro de confiança e ir acompanhando os resultados junto com o profissional.

 

Pode fazer em casa? Quais são os benefícios?

Como falamos ali em cima, o objetivo principal desta técnica, que pode sim ser feita em casa,  é basicamente  proteger fios mais ressecados e frágeis da ação do shampoo, que pode ser um pouco abrasivo na maioria das vezes.  Usando máscaras, condicionadores  e óleos você consegue manter a oleosidade natural do cabelo.

 

Mas isso não atrapalha, de modo algum, a limpeza. Os produtos vão direto para a fibra capilar e impedem as substâncias que podem ser prejudiciais de entrarem nas cutículas Sendo assim, ele prepara as cutículas e protege  os fios da ação mais escaldadora do produto.

 

Consequentemente, os principais benefícios são:

  • Proteção contra o ressecamento;
  • Nutrição dos fios;
  • Aumento do brilho;
  • Aumento da saúde e beleza das pontas;
  • Maior durabilidade dos procedimentos químicos.

Como fazer o pré poo?

 Para fazer o pré poo em casa você vai precisar passar os produtos em todo o comprimento, com os fios ainda secos, e deixar agir por mais ou menos 20 minutos antes de entrar no banho. Lembrando sempre que você não pode abusar, se fizer todo dia a técnica pode ter efeito contrário e deixar os seus cabelos mais pesados e sem brilho.

 

Outra coisa importante a ser lembrada é que a mistura deve ser aplicada somente no comprimento e nunca na raiz dos cabelos. Essa prática pode fazer com que a oleosidade aumente nesta região.

 

Nós falamos no começo do texto que a escolha dos produtos era sua, mas claro que nós temos algumas dicas para deixar o processo ainda mais fácil! Você pode fazer uma misturinha com todos eles e garantir ainda mais aqueles benefícios.

 

 

A receita básica para um bom pré poo caseiro pede uma base hidratante, uma fonte de nutrição e uma fonte de hidratação. Ou seja, os dois produtos que citamos e água! A mistura deve ficar homogênea e feita para uso imediato, nada de deixar pronto para usar depois, hein? Isso pode alterar o efeito para pior.

Bora fazer?

E aí, agora que já sabe o que é o pré poo, como fazer e quais são os benefícios, já pode entrar na onda, né? Se você ainda sofre com cabelos ressecados isso vai te ajudar a recuperar e manter a beleza e saúde dos seus fios.

 

Para ter mais conteúdos como esse chegando na sua caixa de email, assine a nossa Newsletter.

 

Tchau, tchau!👋