Blog

Penteados para trabalhar: confira dicas e inspirações

Em algumas corporações e atividades, são exigidos penteados para trabalhar mais específicos. Já em outras, isso fica a critério da colaboradora,  em ambos os casos sabemos que nem sempre dá tempo de arrumar o cabelo. 

E ainda precisamos passar pelo temido bad hair day .

Por isso é preciso pensar em penteados para trabalhar que são super versáteis e existe uma grande variedade deles, desde os mais simples e fáceis de serem feitos, até os mais elaborados, que demandam mais prática. 

Além disso, esses penteados podem ser feitos em cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos.

Conheça algumas opções estilosas e elegantes de penteados para trabalhar em qualquer que seja o ambiente.

O que são penteados para trabalhar?

Em alguns tipos de atividades, a empresa pode exigir penteados especicos durante o turno de serviço com a finalidade de afastar o risco dos fios se prenderem em máquinas, por exemplo. Ou, ainda, para evitar contaminação, como no caso de quem trabalha na área de saúde ou na cozinha.

Já em outras empresas, os penteados para trabalhar podem ser usados para passar mais elegância e manter um padrão estético. Essa exigência é normalmente feita para pessoas que lidam com o público, como recepcionistas, vendedoras e atendentes, em geral.

Mas também existem as companhias que deixam suas colaboradoras livres para usar sua criatividade e liberdade para escolher seus penteados de trabalho. E, nesses casos, muitas vezes é possível optar por escolhas mais informais e descontraídas, que te ajudam a estar confortável no ambiente corporativo, sem que seja necessário despender de muito tempo ou recursos financeiros.

Vantagens de usar penteados para trabalhar

Apostar nos penteados para trabalhar pode proporcionar benefícios não só para a empresa, mas também para suas colaboradoras, como:

Mantém sua identidade e estilo

Nos empregos que exigem o uso de uniformes, os penteados para trabalhar podem funcionar como uma forma de demonstrar sua identidade e destacar seu estilo próprio.

É claro que se a empresa exige um tipo de padrão de penteado, ele deverá ser seguido, porém, em alguns casos são permitidas adaptações ou até mesmo criações de penteados para trabalhar de acordo com seu gosto pessoal.

Passa mais confiança

Uma pessoa bem arrumada para trabalhar e com os fios alinhados em penteados passa mais confiança, não apenas para os clientes, mas também para os gestores da empresa. 

Além disso, o cabelo preso ajuda a destacar seu rosto, expressões e aparência em geral. Vale apostar em maquiagens suaves, completando o visual e tornando-o ainda mais profissional.

Demonstra zelo com a aparência

O cuidado que temos ao separar uma roupa, preparar uma maquiagem e fazer um penteado para trabalhar, são formas de demonstrar seu zelo com sua aparência e a preocupação de estar bem apresentada no ambiente de trabalho.

Esse é um fator que muitos gestores conseguem perceber desde o momento da entrevista e que no dia a dia do trabalho também fazem a diferença.

Quais são os penteados para trabalhar?

A maioria dos penteados que usamos no dia a dia podem ser facilmente adaptados para o ambiente de trabalho. Em algumas empresas, pode ser exigido que o cabelo esteja completamente preso, para evitar que prenda em máquinas ou atrapalhe as atividades. Nesses casos, os rabos de cavalo, coques e tranças são ótimas opções.

Já em outros locais, a empresa pode exigir o uso de algum tipo de acessório como lenço, laço ou até mesmo redinhas de proteção. Nesses casos, os penteados para trabalhar devem ser adaptados para serem usados com os acessórios que estão no código de vestimenta da empresa.

5 Dicas de penteados para ambientes corporativos

Para te ajudar a escolher os melhores penteados para trabalhar, preparamos uma lista com 5 tipos de opções que podem ser usadas no ambiente corporativo e deixar seu visual impecável.

Coques

Os coques são sempre ótimas opções de penteados para diversas ocasiões, especialmente para o ambiente corporativo. Esse é um tipo de penteado super democrático, além de rápido e elegante.

Para manter tudo no lugar o dia todo, vale apostar ainda em redinhas e laços, caso estejam dentro das regras de vestuário da empresa. Um bom spray fixador também garante mais segurança.

Rabos de cavalo

Para os dias de pressa, o rabo de cavalo também é um dos penteados tradicionais para trabalhar. São ótimas opções para quem não tem tempo a perder, e bem são versáteis, pois podem ser feitos em diferentes alturas e em qualquer tipo, e em variados comprometimentos de cabelo.

 Você também pode dar um charme extra usando uma mecha do próprio cabelo para esconder o elástico, tornando o look ainda mais bonito.

Semi preso

Os penteados semi-presos são aqueles em que uma parte do cabelo – normalmente a parte de cima –, fica presa em algum tipo de penteado, enquanto a parte inferior é mantida solta. 

Esse também é um estilo de penteado fácil e rápido de ser feito, além de ser democrático, já que pode ser feito em todos os tipos e comprimentos de cabelo, incluindo os mais curtos.

A parte presa dos fios podem receber diferentes tipos de acessórios e finalizações, como coques, rabos de cavalo e até mesmo tranças. É um estilo de penteado super bonito, que pode ser usado do verão ao inverno.

Trança lateral

Para quem tem um pouco mais de habilidade com os penteados, as tranças laterais também garantem sofisticação para seu visual no ambiente de trabalho. Elas podem ser feitas em diversos estilos, como uma trança embutida, espinha de peixe ou até mesmo combinada com outros penteados, como coques e rabos de cavalo.

São penteados elegantes, indicados para os dias em que ocorrem eventos e reuniões importantes.

Box braids

Se você trabalha em uma empresa mais descontraída, que permite que os colaboradores se expressem através dos penteados, as box braids são uma ótima escolha. 

As famosas tranças boxeadoras, são duas ou mais tranças embutidas até a parte de trás da cabeça, que funcionam para os mais diferentes tipos e comprimentos de cabelo.

Esse é um tipo de penteado mais jovem e informal, por isso, é mais indicado para empresas que não tem um código de vestimenta rígido e que não exija nenhum tipo de padrão para seus colaboradores.

Não há dúvidas de que os penteados para trabalhar podem mudar seu visual e passar mais profissionalismo para seus clientes e gestores. Esse é um cuidado que vale a pena incluir no dia a dia e passar uma boa aparência na empresa. Abuse dos penteados para trabalhar e confira mais dicas e inspirações nas nossas redes sociais.