Blog

CUIDADOS COM O SEU CABELO ANTES DE DORMIR – SAIBA O QUE PODE OU NÃO FAZER

Para saúde do seu corpo é essencial que você durma de seis a oito horas por dia. Para o bem da sua pele, é interessante alguns cuidados durante a noite que já se tornaram hábitos da maior parte das mulheres. Mas e os cabelos? Pouco se fala sobre a rotina noturna necessária para as suas madeixas.

 

Por isso a Laevia escolheu esse assunto para o post de hoje aqui no Blog, então, leia este artigo antes de dormir e aprenda quais são os cuidados necessários com o seu cabelo durante a noite , e o que você pode ou não fazer com ele se quiser garantir um bom day after.

 

Vamos lá?

Por que é importante cuidar do cabelo à noite?

Durante o dia a dia, os cuidados com o cabelo não são muito comuns. Afinal de contas, com a correria do dia a dia é normal prendermos eles da forma mais rápida possível para não atrapalhar os afazeres. É mais normal ainda que nem sempre tenhamos tempo de lembrar de hábitos benéficos como hidratação.

 

À noite, por outro lado, as coisas estão mais calmas e você tem mais horas livres para dedicar às suas madeixas. Além disso, o seu cabelo pode descansar junto com você enquanto dorme, não é à toa que existe a expressão popular de “sono da beleza”. Durante a noite os fios vão se recuperando de todo o estresse do dia.

 

E, por esse ser um tema muito pouco abordado e a maioria das pessoas não terem muito conhecimento sobre o que pode ou não fazer, nós fizemos uma lista com algumas dicas. Pode funcionar como uma espécie de checklist e até que isso se torne um hábito, como escovar os dentes, você pode usar esse texto com um lembrete.

Coisas que você não pode fazer

Existem algumas coisas que não se deve fazer se você quiser preservar a saúde e a beleza dos seus fios, mas que a maioria das pessoas desconhece ou ignora.

Esquecer de desembaraçar os cabelos

Durante o dia os fios podem criar nós, e se você esquecer de tirá-los antes de dormir a probabilidade de quebra do cabelo se torna maior. Além, é claro, de formar novos embaraços e transformar a manhã seguinte num pesadelo. Um benefício é que esse hábito estimula o crescimento do cabelo e ajuda a espalhar a oleosidade natural.

 Evite dormir com o cabelo preso com preso

É normal ver muitas pessoas prendendo o cabelo na hora de dormir. Em teoria isso funciona perfeitamente porque não atrapalha durante o sono, mas na prática a realidade tende a ser um pouco diferente. Se os fios forem presos de maneira muito apertada  pode ocasionar quebra e queda.

 

Uma alternativa, para quem não gosta mesmo de dormir com as madeixas soltas, é escolher fitas de cetim ou aqueles elásticos envoltos em tecidos. E, claro, prender o cabelo da forma mais frouxa possível.

Não dormir as horas necessárias

Quando você dorme pouco, ou dorme mal, o seu corpo e o seu cabelo sofrem durante todo o dia seguinte. No caso das madeixas, a privação de sono pode resultar em queda aguda dos fios, já que afeta todo o sistema imunológico e a secreção de hormônios que estão ligados à saúde do couro cabeludo.

 

Por isso é importante alinhar a sua rotina para que você tenha noites de sono completas e tranquilas.

Coisas que você pode, e deve, fazer

Agora você já sabe o que não fazer, mas nós também prometemos ensinar hábitos saudáveis que vão te ajudar e aqui vão eles:

Secar os cabelos antes de dormir 

Se você tem o hábito de tomar banho antes de dormir, crie também o costume de secá-los bem antes de ir para cama. Isso não quer dizer que você deve usar o secador em excesso, mas que você pode alternar com a opção de deixar secar ao natural e, se possível, ir para o chuveiro algumas horas mais cedo.

 

O que não pode acontecer é dormir com o cabelo molhado porque , além de aumentar a quebra e a queda, também facilita a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. 

 

Penteados descomplicados

Nós já falamos um pouco acima que dormir com o cabelo preso não é indicado, mas dormir com aqueles penteados descomplicados pode fazer milagres. Quer um exemplo? Um coque frouxo ou uma trança solta ajudam a controlar a bagunça dos fios no dia seguinte e te ajudam a ganhar tempo na hora de se arrumar.

 

Eles também ajudam a garantir um day after dos bons. No caso das lisas e onduladas, o coque alto e a trança  ajudam a  dar mais movimentos aos fios. Para as cacheadas e crespas, o truque é o coque abacaxi e a touca de cetim que ajudam a preservar os cachos  lindos no outro dia de manhã.

Escovar o cabelo antes de dormir

Esse é um hábito antigo na sociedade e você já deve ter aprendido com a sua mãe, tia, avó ou alguma outra mulher da sua família. No entanto, na correria do dia a dia essa prática pode ser esquecida e isso não é nem um pouco recomendado.  Escovar o cabelo gentilmente antes de dormir ajuda a espalhar a oleosidade natural da raiz para os fios.

 

Além disso, garante que você vá dormir com o cabelo desembaraçado e evita a quebra durante a noite.

 

Esse conteúdo te ajudou? Conta para gente lá nas redes sociais e não se esqueça de seguir a Laevia em todas elas, hein! Por lá você tem acesso a muitos outros conteúdos como esse.

 

Até mais!