Blog

Cuidados com cabelo descolorido: saiba como manter os fios

O uso de produtos químicos para descolorir os cabelos pode gerar danos à sua estrutura, por isso, quem opta por esse procedimento deve estar atento aos cuidados necessários para com os fios descoloridos.

Esse tipo de procedimento, que visa trazer tons mais claros para as madeixas, está super na moda. Cabelo loiro ou platinado é algo que chama a atenção em qualquer lugar, e combina com inúmeros trajes, ocasiões, eventos e pessoas.

No entanto, por mais que pareça simples, esse processo pode trazer alguns riscos. Sendo assim, existem os cuidados necessários com cabelo descolorido que buscam repor a força e a boa saúde dos fios depois da realização do procedimento.

Vamos conversar sobre esses cuidados, e qual o melhor método de trazer saúde para seus fios após descolori-los? 

Como descolorir o cabelo?

A descoloração dos cabelos está constantemente em alta, seja para quem quer adotar tons loiros para as madeixas, ou para quem precisa clarear os fios antes de aplicar outras tonalidades de coloração.

Mas como dissemos, esse é um processo químico desgastante e há cuidados com cabelo descolorido que devem ser respeitados, até mesmo antes de realizar a descoloração.

É recomendado que, antes da descoloração total do cabelo, seja feito o teste de mechas, justamente para identificar se o cabelo suportará a química aplicada. 

Uma vez feito o teste e verificada a integridade dos fios após a química aplicada, pode-se continuar com o processo de descoloração. 

Essa mistura de descolorante com água-oxigenada deve ser aplicada com um pincel em todo o cabelo, e após isso os maços de cabelo devem ser presos com uma folha de papel alumínio. É recomendado que seja verificado o estado dos maços a cada 10 minutos para não passar do ponto na descoloração. 

Quanto mais claro a pessoa quiser, mais tempo deve ficar com a química nos cabelos, o que vai causar mais impacto na estrutura do fio.

Outra recomendação que deve ser observada é que o processo deve ser feito em etapas, com maços diferentes. Isso garante que a descoloração seja mais controlada e o tom fique mais próximo do que a pessoa quer.

Além disso, é essencial que esse tudo seja feito por um profissional de beleza capilar experiente

Quais os cuidados com cabelo descolorido?

Como é de se imaginar, retirar a cor original do cabelo não é simples e pode ser profundamente impactante para a saúde dos fios de forma geral.  

Uma vez que os cabelos estão sendo descoloridos, os fios têm suas cutículas abertas para que o pigmento – sua cor – seja retirado. Mas, uma vez abertas, as cutículas também permitem a perda de nutrientes e fibras, deixando os cabelos mais sensíveis, quebradiços e ressecados.

Logo, cuidados com cabelo descolorido devem ser tomados para que o cabelo não sinta tanto os malefícios da descoloração. O primeiro cuidado, para lidar com esse aspecto de ressecamento que os cabelos adquirem naturalmente após a descoloração do pigmento, é evitar chapinhas, secadores e outros utensílios de calor.

O calor intenso pode danificar ainda mais a estrutura, levando os fios fragilizados a romperem, além de aumentar o frizz e o ressecamento. 

Tomar banho com água muito quente também pode acarretar esses danos, então é bom evitar.

Após a descoloração também é necessário iniciar um intenso programa de tratamento. O primeiro e mais recomendado é fazer um tratamento com uma linha matizadora de qualidade para hidratar os fios.

Os cabelos descoloridos precisam urgentemente ser revitalizados com o tratamento adequado, e o uso de uma linha matizadora hidratante ajuda a manter a cor e a recuperar os fios.

Sempre tenha à mão as clássicas máscaras de hidratação, outra aplicação bastante famosa é aconselhável para cabelos descoloridos. 

Uma rotina sólida de cuidados é essencial para os cabelos descoloridos. Os fios devem, o mais rápido possível, retomar a qualidade que havia antes de perder nutrientes por conta da descoloração, então nunca é demais investir em cuidados.

O que deve ser evitado ao descolorir o cabelo?

Se você ainda vai descolorir os cabelos, é ideal que faça uma preparação, garantindo cuidados como hidratação e nutrição dos fios para fortalecê-los e ajudar a aguentar a química que irão receber.

Embora saibamos que a água quente é muito mais confortável para tomar banho e realizar outros cuidados de higiene pessoal, ela não é recomendada para a lavagem dos cabelos que passaram por procedimentos de química forte – e nenhum outro caso, na verdade –, mas quando falamos em cuidados com cabelo descolorido essa recomendação deve ser feita com ainda mais veemência e seguida à risca.

A água quente, assim como os secadores e chapinhas, após entrar em contato com os fios, acaba por contribuir para seu aspecto ressecado já que tira a oleosidade natural e danifica as cutículas, deixando a estrutura do fio mais porosa, levando à perda de nutrientes

Tudo isso faz da água quente inimiga dos cuidados com cabelo descolorido, e ela deve ser evitada ao máximo. O ideal é que a água seja utilizada em temperatura morna, ambiente, ou até mesmo fria.

O mesmo também deve ser dito para os secadores e as chapinhas, que devem ser evitadas ao máximo, principalmente nos primeiros dias pós-descoloração.

Os secadores até podem ser utilizados, desde que moderadamente e em sua temperatura fria. Lembre-se que você quer garantir, em primeiro lugar, a beleza dos seus fios e, para isso, eles precisam estar muito saudáveis.

Qual a importância de descolorir o cabelo com o auxílio de bons produtos?

Descolorir o cabelo é um processo agressivo, afinal você está escancarando a estrutura do fio para conseguir extrair seus pigmentos. Sendo assim, se vai investir nesse processo pesado, é muito importante que o faça pelas melhores vias possíveis, e isso só é possível ser feito investindo em bons produtos.

Por isso é tão importante que acesse a Laevia para investir no que há de melhor em cuidados com cabelo descolorido!