Blog

Como se acostumar com o cabelo curto: confira as nossas dicas

Ousar em um corte curto é uma decisão que vem com grandes consequências e além disso, requer muito preparo. Muita coisa normalmente é levada em consideração pela mulher que escolhe abrir mão das longas madeixas e isso requer bastante coragem.

Sendo assim, separamos algumas dicas de como criar coragem de mudar o visual. Se você está nesse impasse, continue lendo!

 

Vamos lá?

Como tomar coragem de cortar o cabelo?

A palavra que permeia a relação da maioria das mulheres com o cabelo é apego. Apego às fases da vida e muitas vezes também ao processo de aceitação pelo qual grande parte da população de cacheadas e crespas passa.

Além disso, um cabelo comprido pode representar ainda o estereótipo de feminilidade que muitas mulheres cresceram acreditando. Por isso, é preciso coragem para mudar o visual de maneira tão brusca.

Em teoria, podemos pensar que não é grande coisa. Afinal de contas, basta ir ao cabeleireiro e pedir o corte, certo?

Acontece que na prática isso pode ser um pouco diferente e muito mais difícil. Por isso, seguem as nossas dicas:

1 – Não existe momento ideal

Não existe um momento certo para isso. Muita gente passa anos com vontade de cortar o cabelo mas não consegue reunir coragem o suficiente para isso. É muito fácil se acostumar à ideia de ficar sempre à espera de um momento mais propício. E quer um spoiler? Ele não existe.

Não vai existir um sinal divino onde os pássaros cantam e você acorda com confiança o suficiente para finalmente tomar essa decisão. No final das contas, quanto mais você adiar, mais difícil vai ficar.

Por isso, não espere pelo momento certo. Se você decidiu cortar o cabelo apenas faça e não dê ouvido a opiniões alheias. A sua aparência estética deve agradar você mesma antes dos outros e ter isso em mente é o primeiro passo.

2 – Se inspire, mas não copie

Quando queremos mudar qualquer coisa na vida, é natural buscar inspirações e com a mudança de cabelo isso não vai ser diferente. 

O problema é que quando estamos falando da sua aparência, muitas variáveis precisam ser levadas em consideração, como por exemplo o formato do rosto e a textura do cabelo, que podem muito bem ser diferentes dos modelos de inspiração que você encontrou por aí.

Sendo assim, tenha em mente que você pode se inspirar em cabelos que vê no Instagram, mas que a cópia carbonada daquele corte pode não se encaixar como o seu estilo. Por isso, busque inspirações e converse com o seu cabeleireiro de confiança. Juntos vocês podem encontrar a melhor opção.

3 – Não dê ouvidos ao medo

Se você passou a vida toda com cabelos longos, é natural ter medo até o último momento. Na prática, você só sabe o resultado depois do último corte com a tesoura e isso pode ser muito amedrontador, afinal de contas te tira da zona de conforto.

Por isso, para criar coragem de cortar o cabelo esse medo não deve ser ouvido ou levado em consideração. O segredo é ir com calma. Se você decidiu, procurou as referências certas e confia no profissional que vai fazer o procedimento, não há o que temer.

Além disso, você ainda pode desistir até estar sentada na cadeira do salão.

4 – Mudar faz bem

E além de fazer bem, é necessário. Mudar o visual e sobretudo escolher ousar num cabelo mais curtinho é desafiador mas também traz uma grande carga de empoderamento e confiança.

Para a maioria das mulheres, o cabelo marca fases da vida e quando esse ciclo acaba, mudar radicalmente pode ser a melhor forma de botar uma pedra em cima do assunto e ser feliz.

Com essa mudança, você pode abrir um leque de novas informações sobre você e de possibilidades de ser a melhor versão de si mesma.

Vantagens de cabelo curto

Se você ainda está indecisa, pode ter a decisão final depois de conhecer todas as vantagens que esse estilo de cabelo traz.

Praticidade 

Não podemos deixar de citar a praticidade que um cabelo curto traz para a rotina. Fios mais curtos são mais fáceis de lavar, secar e cuidar.

Economia

Com os cabelos menores a economia é maior. Isso porque você passa a gastar menos com a manutenção dele já que usa menos produtos no processo de lavar, secar e cuidar.

Além disso, muitos profissionais costumam cobrar de acordo com o comprimento e com o cabelo mais curto, os procedimentos estéticos ficam mais baratos

Estilo

Cabelos curtos também trazem na bagagem estilo, empoderamento e confiança. Eles inspiram ousadia, coragem e confiança uma vez que tudo isso foi preciso para passar pela mudança.

Inspirações de cabelos curtos

E como falamos da importância de ter boas inspirações no processo de decisão, trouxemos algumas. Olha só.

 

E aí, já decidiu que vai cortar? Então, confira também o nosso post sobre finalização para cabelos curtos e saiba como deixar o seu curtinho cada vez mais estiloso. 

 

Até mais!