Blog

Como escolher a melhor coloração de cabelo: saiba como não errar

Você sabe como escolher a melhor tinta para o seu cabelo? Ao contrário do que muita gente imagina, as tintas de cabelos têm particularidades e funções diferentes que podem impactar diretamente não só na cor, mas também na saúde dos fios capilares.

É muito comum se perder entre tantas possibilidades e não saber por onde começar na hora de decidir qual escolher a melhor tinta para o seu cabelo. Com a grande oferta de marcas, modelos e tons diferentes, é normal bater a dúvida.

Mas para te ajudar a fazer a escolha ideal para a saúde dos seus fios, garantindo a sua beleza, confira as nossas dicas de como escolher a melhor tinta de cabelo!

O que é e o que define a melhor tinta de cabelo?

Antes de partir para ‘como escolher a melhor tinta de cabelo’, vamos conhecer um pouco mais do produto em si. O processo se baseia em uma mistura química que consegue abrir as cutículas dos fios e realizar alterações de cor ao penetrar na fibra capilar.

Hoje é possível encontrar diversos tipos de cabelo no mercado, com as mais diversas composições e ativos. Cada vez mais as empresas se preocupam em desenvolver produtos que consigam mudar a cor e manter a saúde do cabelo ao mesmo tempo, reduzindo os danos e aumentando a durabilidade da cor nos fios.

É claro que escolher a melhor tinta de cabelo vai depender do que você deseja e, principalmente, do que o seu cabelo precisa no momento. Por isso é extremamente importante conhecer as necessidades dos seus fios.

Quais são os tipos de tinta de cabelo?

Atualmente existem dois tipos de tintas disponíveis: as permanentes e as semipermanentes. Logo abaixo falamos um pouco mais das particularidades de cada uma delas:

Tinturas permanentes

Essas são as tinturas que contém amônia na composição. Um tipo de coloração mais indicada para quem deseja cobrir fios brancos ou mudar a cor do cabelo de forma permanente.

 

Por conta da presença da amônia, a tintura tem uma durabilidade maior nos fios e exatamente por isso é utilizada por quem deseja fazer retoques mais espaçados.

Se esse for o seu propósito, recomendamos a Essencial Colors Laevia, uma linha composta com 12 cores de qualidade profissional e excelente cobertura até mesmo dos fios  mais brancos. Além disso, a fórmula preza por preservar a saúde dos fios.

Tinturas semipermanentes

Já as tinturas sem amônia são aquelas que saem mais rápido, justamente porque o pigmento se fixa nos fios de maneira superficial e por isso agride menos do que a tintura permanente.

Essa é uma opção interessante para quem deseja mudar o visual com frequência ou até mesmo para quem já tem outros processos químicos no cabelo.

Como escolher a melhor tinta de cabelo para mim?

Agora que já entendeu o que são as tinturas e quais as diferenças entre os tipos disponíveis, listamos algumas dicas que vão te ajudar a como escolher a melhor tinta de cabelo, confira a seguir:

Entenda seus desejos com a nova cor

O primeiro passo é saber qual é a sua expectativa e desejos com essa mudança. Dessa forma, você consegue escolher qual cor mais atende às suas necessidades.

Caso você faça essa mudança no salão — o que é recomendado —, é o momento de deixar bem claro suas expectativas. Só assim o profissional conseguirá guiar a mudança pelo caminho correto.

Planeje uma mudança que caiba na sua rotina

Existem diferenças nada sutis entre a forma de cuidar de um cabelo virgem e a forma de cuidar de um cabelo com química. Sendo assim, não adianta planejar uma mudança de coloração se não conseguir encaixá-la em sua rotina.

 Portanto, pense sempre quanto tempo você tem disponível para dedicar aos cuidados com os fios. Isso também vai impactar na escolha da cor, afinal, algumas delas exigem retoques mais frequentes e cuidadosos.

Fique de olho na composição das tinturas

Outra dica é ter atenção na composição dessas tintas que você escolhe. Algumas possuem ativos reconstrutores e hidratantes, que conseguem tratar os fios ao mesmo tempo que colorem, minimizando o impacto e os danos que as tintas podem causar nos fios.

Alguns dos ativos que você deve procurar são: proteína do trigo, óleos vegetais, queratina, colágeno, biotina, óleo de rícino e até mesmo óleo de algodão.

São apenas alguns dos que auxiliam no tratamento dos seus fios durante a coloração e depois dela.

Como cuidar dos cabelos após a coloração?

Além de saber como escolher a melhor tinta de cabelo, também é importante saber como cuidar dele após esse processo de mudança. Afinal de contas, o cabelo pode sofrer com danos por semanas após a mudança.

Confira algumas dicas para manter seus cabelos lindos e com a cor mais durável após a mudança:

  •     Opte por produtos pós-coloração;
  •     Invista em um bom cronograma capilar;
  •     Evite novos danos;
  •     Lave os fios em água morna ou fria para evitar o desbotamento;
  •     Sempre use protetor térmico antes do secador ou da chapinha;
  •     A umectação com óleos vegetais são excelentes aliadas;
  •     Sempre use um finalizador nos fios;
  •     Se possível, evite o uso de ferramentas térmicas por um tempo;
  •     Desembarace os fios cuidadosamente;
  •     Escolha produtos com proteção UV.

 Tinta de cabelo traz benefícios?

Apesar dos procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, causarem impactos negativos na saúde dos cabelos, algumas tinturas, como a linha Essencial Colors, conseguem sim proporcionar benefícios.

No entanto, para que isso ocorra, é fundamental a tinta certa. Optar por aquelas que possuem ativos que auxiliam no tratamento dos danos e minimizam o impacto da química, como a Essencial Colors Laevia

Não importa se essa é a sua primeira mudança ou você está buscando uma mudança radical nos fios, o recomendado é sempre fazer com auxílio de um profissional. Dessa maneira, conseguimos garantir que não apenas a cor fique como você espera, mas principalmente que a saúde dos seus fios seja mantida.

Para conhecer mais sobre a Essencial Colors e como cuidar do seu cabelo, confira nosso site e acompanhe as redes sociais para mais dicas!