Blog

Como cuidar do cabelo com hijab

Para você que não faz parte da religião muçulmana, hijab é o nome apropriado para aquele véu usado por mulheres que seguem o Alcorão. E ao contrário do que muitos pensam, não é por usar o lenço que elas não precisam cuidar do cabelo.

E se você faz uso do hijab, essa pergunta já deve ter permeado a sua vida e os seus fios por algumas vezes, não é? A verdade é que coberto ou não, todo cabelo precisa ser cuidado para crescer bonito e saudável. 

Por isso, resolvemos selecionar algumas dicas de como cuidar do cabelo usando o véu, desmistificando o costume para quem não conhece essa cultura e auxiliando mulheres muçulmanas no melhor cuidado com seus fios.

Vamos lá?

Como manter os fios saudáveis com hijab

O primeiro passo é entender que quem faz o uso do hijab não anda com o lenço durante as 24 horas do dia. As mulheres muçulmanas só vestem o véu quando saem na rua ou estão na presença de um homem que não faz parte da família.

 

O segundo é entender a realidade dos fios, que tendem a produzir mais oleosidade e ficarem mais abafados. Ou seja, existem alguns cuidados especiais para mantê-los saudáveis.

 

Cuidados especiais como:

Lavar o cabelo regularmente

 

Pode soar meio óbvio, mas usar shampoo na lavagem é um dos pontos mais básicos e necessários no cuidado do cabelo de quem usa hijab.

 

Caso o contrário, alguns problemas capilares podem surgir já que o fio fica coberto por um grande período de tempo e por isso deixa o couro cabeludo mais úmido, o que por sua vez, facilita o surgimento de fungos.

 

Sendo assim, uma lavagem correta, com um shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo é essencial. A dica é lavar o couro cabeludo dia sim e dia não para manter a região saudável.

Massagear o couro cabeludo na lavagem

Falando em lavagem do cabelo, existe mais um cuidado importante na hora de lavar o cabelo. Na vida de quem usa hijab, a simples rotina de lavagem por si só não é suficiente.

Massagear o couro cabeludo no banho é importante para auxiliar na absorção de nutrientes, além de estimular a circulação sanguínea do local.

Por tanto, não lave o cabelo com pressa. Desligue o chuveiro por um tempo e tire um momento especial para cuidar da raiz dos seus fios.

Pentear o cabelo antes de lavar

Essa dica também serve para quem não usa hijab, e se você não sabia, agora pode ficar sabendo! Pentear o cabelo antes de lavar ajuda a distribuir a oleosidade natural das madeixas em todo o comprimento e prepara os fios para receber o condicionador. 

Mas cuidado, esse processo deve ser feito com os cabelos úmidos para evitar a quebra dos fios e o surgimento do frizz. Ah, e claro, é muito importante escolher o estilo de pente correto para o seu tipo de cabelo.

Não esquecer o condicionador

Além do shampoo, outro membro importante do esquadrão de cuidados capilares é o condicionador. Indispensável para quem usa hijab. É esse produto que sela as cutículas do cabelo e segura a hidratação no lugar por mais um tempinho.

Sendo assim, depois de tirar as impurezas com shampoo, aplique o condicionador e deixe agir por alguns minutos – verificar no rótulo da embalagem – e enxágue bem para não deixar nenhum resíduo.

E se você faz muito uso do secador ou da chapinha, para agilizar o processo, a nossa dica indispensável é o Sérum Finalizador Laevia, que conta com proteção térmica.

Só colocar o hijab com o cabelo seco

Depois de secar o cabelo, e só depois de secar o cabelo, é hora de colocar o seu hijab. Usar o véu com os fios molhados pode trazer alguns problemas capilares como caspas, fungos, mau cheiro e enfraquecimento das fibras capilares. 

Por isso, além de usar o fiel amigo secador, programe-se para deixar os fios secarem ao natural vez ou outra. 

Não amarrar o cabelo com força

No processo de colocar o hijab, uma ação corriqueira é prender os cabelos para evitar que o cabelo embarace e para deixar o véu mais limpo. O problema é que deixar as madeixas presas por muito tempo pode ocasionar a quebra dos fios, e não é isso que queremos.

Sendo assim, a nossa dica é deixar o aperto um pouco mais frouxo, além de usar acessórios que não sejam agressivos como elásticos de seda e scrunchies.

E claro, aproveite o tempo em que não está usando o hijab para deixar os cabelos soltos

Pentear o cabelo diariamente

Como citado lá no começo do artigo, não é porque os cabelos estão cobertos que eles não precisam ser cuidados. E uma das práticas mais importantes é o pentear. 

Escovar os cabelos diariamente, em todos os casos, ajuda a distribuir a oleosidade, mantém os fios hidratados e ativa a circulação nessa região.

Dica bônus

Uma boa dica para quem usa hijab, é usar produtos com propriedades anti-inflamatórias como a nossa linha Terapia Capilar, já que por ficar coberto por muito tempo, o couro cabeludo pode desenvolver excesso de umidade.

Além disso, lembre-se dos cuidados noturnos com os fios para cuidar da saúde do seu cabelo também enquanto você dorme.

E a gente vai ficando por aqui. Se você usa hijab, conta para a gente se essas dicas foram interessantes e úteis. Se você não usa, fala pra gente se quer mais conteúdos como esses. 

 

Para ficar por dentro de tudo, dos lançamentos e demais conteúdos, siga as nossas redes sociais!

 

Até mais!