Blog

Como cuidar de cabelos ruivos? 5 dicas para manter os fios saudáveis

As madeixas ruivas têm ganhado cada vez mais adeptas ao redor do mundo, mas não é tão fácil manter o ruivo tingido bonito e saudável, com a cor vibrante de quando acabou de pintar. Isso exige alguns cuidados bem específicos e por isso, separamos algumas dicas neste artigo de como cuidar de cabelos ruivos.

 

Vamos lá?

Os cabelos ruivos precisam de cuidados especiais?

O objetivo principal  é evitar que os fios fiquem desbotados e ressecados, sem aquele brilho bonito que encanta todo mundo ao olhar. A maioria das ruivas precisam passar  várias vezes por processos de descoloração e retoques frequentes para garantir que a cor continue nos cabelos;

 

O uso repetitivo dos processos químicos acaba sendo prejudicial para a saúde dos fios, deixando-os sem brilho e ressecados, além de quebradiços. Por isso é que, assim como qualquer cabelo colorido, eles precisam de alguns cuidados específicos

e produtos que ajudem a mantê-los saudáveis. E essa, inclusive, é a primeira dica.

 

DICA 1

Use produtos para cabelos coloridos

Assim como no caso de qualquer outro fio tingido, os ruivos precisam  de produtos específicos para tratar da saúde e da beleza. Por isso, na hora de escolher o seu shampoo e condicionador, opte por linhas desenvolvidas especificamente para cabelos coloridos como a nossa linha Matizadora Hidratante

 

Ela possui em sua fórmula o ativo natural do açaí,  que além de promover tratamento intensivo com ativos hidratantes, repõe nutrientes perdidos durante o processo químico.  Outra vantagem é a sua ação antioxidante e seus micropigmentos matizadores, que evitam o desbotamento da cor. 

 

DICA 2

Proteja contra o calor e os raios UV

Não é só a nossa pele que sofre com os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Eles são tão prejudiciais para os cabelos quanto para todo o resto do nosso corpo e para os fios ruivos a situação é ainda mais delicada. Isso porque os tons são mais abertos e por isso as madeixas podem mais facilmente agredidas pelo sol.

 

A dica é usar produtos com proteção térmica para proteger os fios não só dos raios UV como também de ferramentas de calor como secador, babyliss e chapinha. Nesse caso, a nossa ferramenta é o Sérum Finalizador Laevia.

 

DICA 3

Não lave todo dia

A lavagem não vai fazer mal ao cabelo, mas em qualquer tipo de fio tingido a lavagem precisa ser moderada. Sendo assim, se você quiser manter a sua cor vibrante por bastante tempo, a nossa dica é evitar lavar todos os dias.. Esse tipo de cor em específico já pode ter uma tendência ao desbotamento e o excesso de lavagem pode acelerar isso.

 

DICA 4

Capriche na hidratação

Com o tempo, cabelos ruivos não naturais começam a apresentar um aspecto ressecado e poroso por conta da coloração. Por essa razão, a hidratação nesse caso é indispensável, assim como em todos os outros na verdade. Ela deixa os fios mais macios e brilhantes e ajuda a recuperar a água e outros nutrientes.

 

A dica agora é uma linha hidratante, como a nossa linha Hidratação Intensiva. Essa rotina de cuidados irá manter o pigmento nos fios e a saúde da fibra capilar

 

DICA 5

Verifique a saúde antes colorir

A maioria dos profissionais de beleza recomendam que o retoque dos cabelos ruivos seja feito de 20 em 20 dias, mas é preciso verificar a saúde dos fios antes de fazer a aplicação. Eles precisam estar fortes para suportar uma nova aplicação de produto, já que se trata de química também e como sabemos, elas tiram alguns dos nutrientes importantes para o cabelo.

 

Uma dica bônus vai para a hora do banho, já antiga,  que é evitar lavar o cabelo com água quente. A alta temperatura abre as cutículas e deixa os fios opacos e sem vida, além de aumentar a oleosidade. Prefira sempre a água fria na hora da lavagem.

 

Agora, você que tem os cabelos ruivos já sabe como cuidar deles da maneira correta, não é? E para ter mais dicas como essa chegando na sua caixa de e-mail e no seu feed do Instagram, siga as nossas redes sociais e assine a nossa newsletter.

 

Até a próxima!