Blog

4 dicas de como proteger o cabelo no verão

O verão chegou e com ele a necessidade de proteger ainda mais os cabelos contra os raios UV devido a intensificação do calor e maior quantidade de tempo de exposição ao sol.

 

O cuidado com a proteção solar dos fios deve ser tomado todos os dias, em todas as épocas do ano, mas é na estação mais quente que eles precisam ser intensificados. Com  a maioria das pessoas de férias, aproveitando as praias e piscinas, os cabelos precisam de um pouco mais de atenção do que o normal.

 

Por isso é que separamos algumas dicas de como proteger o seu cabelo neste Verão 2022, afinal de contas, você não quer deixá-los sem brilho e ressecados.

 

Vamos lá?

Capriche na hidratação

O calor rouba a umidade dos cabelos e isso pode fazer com que eles percam nutrientes que são essenciais para a sua boa saúde e para beleza, sendo assim, a hidratação que já é uma prática de cuidado periódica, deve ser intensificada durante os três meses do verão, ainda mais se você planeja passar os seus dias ao ar livre.

 

Geralmente, isso pode variar de acordo com cada tipo de cabelo e tratamento, a hidratação deve ser feita a cada 15 ou 20 dias, mas durante o verão recomendamos que seja feita pelo menos uma vez por semana. O produto fica a sua escolha, mas a nossa linha hidratação intensiva pode te ajudar neste processo

Cuidado ao entrar na piscina ou mar

Além do sol, um outro vilão para o seu cabelo pode ser o sal da água do mar, ou o cloro da piscina. Por isso, você também precisa cuidar dos seus fios na hora de se refrescar. A maior dica aqui é aplicar cremes hidratantes sem enxágue para ajudar a diminuir  as agressões do sal e do cloro.

 

Prender os cabelos num coque bem alto também pode funcionar. Dessa forma, eles não vão permanecer em contato com a água por mais tempo do que o necessário Além disso, assim que sair da piscina  ou chegar em casa da praia, o ideal é lavar o cabelo com abundância e de preferência com água fria.

Evite banhos quentes

E por falar em água fria, a terceira dica é evitar banhos quentes. Além  de danificar a haste dos fios, a alta temperatura do chuveiro pode piorar a oleosidade presente no couro cabeludo. O ideal é utilizar água fria durante a lavagem ou no máximo morna.  Se você não conseguir, é recomendado pelo menos uma ducha rápida no final do banho para ajudar a manter o brilho.

 

Outra dica importante é não passar a toalha com muita força na hora de secar os fios. O  tecido da toalha pode deixar os fios quebradiços.

Proteja os fios diariamente

Por mais importante que a hidratação seja, e ela é, você precisa proteger os fios diariamente. Serão três meses de sol, calor, cloro e sal e em todos os dias os cabelos estarão expostos a estas agressões.

 

Portanto, tenha ao seu lado alguns produtos como a linha hidratação intensiva, de uso diário, que vai te ajudar a proteger os cabelos, repor os nutrientes e prolongar o efeito hidratado.

 

Quanto ao sol, a sua primeira opção pode ser um boné, mas eles também não são assim tão benéficos para a sua saúde capilar. Apesar de protegerem contra os raios UV, eles podem deixar o couro cabeludo abafado e suado, o que não é nem um pouco recomendado.

 

O ideal é contar com o Serum Finalizador, que conta com proteção térmica em sua composição e deve ser aplicado antes de sair de casa, assim como o protetor solar para a pele.

Cuidados pós sol

Os cuidados não acabam quando você sai da praia, como falamos alguns tópicos acima, assim que chegar em casa o ideal é lavar bem o cabelo e a cabeça para tirar qualquer resíduo de sal, areia ou cloro.

 O que NÃO fazer?

Nós já falamos o que você precisa fazer para se proteger no verão, mas para garantir que a sua saúde capilar continue em dia, separamos algumas coisas que não se deve fazer em hipótese alguma.

 

  • Hidratação debaixo do sol: o creme vai  aquecer e acabar queimando os fios, danificando ao invés de tratar; 
  • Usar óleo de umectação durante a exposição ao sol: isso vai literalmente fritar seu cabelo, o tratamento deve ser feito a noite;
  • Dormir sem lavar o cabelo: se o sal e o cloro permanecerem muito tempo nos fios, vão deixá-los ressecados.

E quando o verão acabar? 

Quando a temporada de sol acabar, o seu cabelo vai precisar passar por um tratamento de reconstrução e cuidados específicos. Por isso, assim que voltar do seu sonho de verão, marque um horário com o seu cabeleireiro de confiança.

 

E aí, curtiu as dicas? Então não se esqueça de colocar todas elas em prática quando estiver aproveitando os seus dias de glória com o sol!

 

Para mais conteúdos como esse, fique de olho aqui no Blog e nas nossas redes sociais.